Coletivo de negros empregados dos Correios/RS que possui como finalidade discutir o papel do negro na sociedade e na ECT, sua origem, suas contribuições, cultura e história.
O Núcleo da Questão Racial dos Empregados Negros da ECT/RS constituí-se em 2001 através da participação de delegados negros, do RS, no VII Encontro da Questão Racial da Federação Nacional dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em São Paulo.
Tendo seu lançamento em novembro do corrente ano no Estado RS. Em 2002, no II FSM, apresentou a oficina “O Negro na Construção da ECT”. Em 2004 elaborou um projeto de pesquisa para censitar os empregados negros da ECT/RS a qual foi apresentado na II Jornada de Estudos Afros do Estado do Rio Grande do Sul e no II Encontro da Questão Racial da FENTECT e registrado no Memorial e Secretaria de Cultura do Estado do RS. Este projeto de pesquisa obteve apoio da Diretoria Regional dos Correios/RS e deverá ser realizada a pesquisa em meados de março/2005.
Na quinta edição do Fórum Social Mundial 2005 realizou , no dia 29/01/05 as 15:30, uma oficina intitulada "Afro descendentes na Empresa Brasileira e Telégrafos" obteve a presença de mais de cem pessoas entre elas Frei Davi, líder da Educafro e percursor do projeto Zumbi dos Palmares. Este fez questão de levar consigo cópia do projeto de pesquisa do NQR/RS leitura e posterior contato. Tivemos como palestrantes: Reinaldo de Jesus, secretário da questão racial da FENTECT - Falando sobre o movimento negro nacional da ECT; Pedro Paulo, sindicato dos correios/MG e diretor da CUT de Minas Gerais falando sobre João Cândido (marinheiro negro que liderou a Revolta da Chibata) e negros na ECT; Evaristo, presidente da Associação de Anemia Falciforme de São Paulo e o médico nigeriano, Peter Azolibe (especialista em anemia falciforme). Contamos também com atração cultural Diego, apresentando DEUS NEGRO de Neimar de Barros e colega Carlos Coelho- Fino com um texto de reflexão. Dia 18 de julho de 2005, o NQR juntamente com a GESAU organizou a primeira palestra sobre anemia falciforme na ECT/RS, palestrantes Caren Fortunato (presidente do Centro ao Portado de Anemia Falciforme) e Vanusa Manfredini (Dra. UFRGS) estiveram presentes 76 colegas dos Correios.
Em 12 de agosto de 2005, apoiou juntamente com entidades representativas do Movimento Negro/RS (MNU, Maria Mulher, SEPPIR...) o III Seminário Estadual – Caminhando para a igualdade Racial, realizado em Porto Alegre – Assembléia Legislativa do Estado do RS.
Novembro de 2007 em parceria com a Diretoria Regional dos Correios do RS propõe e organiza o 1° Correios Negro com tema cultura e religião africana com público de mais de 1500 pessoas.
Em novembro/2008 o Núcleo recebe nova designação “Coletivo de Negros dos Empregados dos Correios – CONCOR”. Em 2008 estabelece nova parceria com Diretoria Regional dos Correios – DR/RS organizam Projeto Correios Negro II – Música e Religião Africana
Nenhum comentário:
Postar um comentário